top of page

CARTAS DE CORTÉS - PARTE XXX

Cortés Decide Destruir Tenochtitlan


Quando estas medidas foram tomadas e o povo mencionou que Suchimilco veio em nossa ajuda, desejando a paz conosco, eu os direcionei a todos, informando que estava determinado a entrar e atacar a cidade por dois dias e eu disse que desejava que eles viessem preparados para a guerra e por todos estes meios, eu veria que eles são nossos verdadeiros aliados.Eles prometeram cumprir meus desejos. No dia seguinte eu fiz nossas forças estarem preparadas e bem equipadas e escrevi aos oficiais do campo e os bergantins que despachei, as suas devidas incumbências.

Na manhã seguinte, após a missa e dar aos capitães as devidas ordens, eu parti de nossos quartéis com com quinze ou vinte cavaleiros e trezentos homens de infantaria espanhola, acompanhado por todos nossos aliados, uma horda quase infinita; Tendo meu caminho até a cidade, quando avançamos uma distância de três tiros de arco quando nós encontramos o inimigo que nos esperava com gritos horrendos. Nenhuma hostilidade havia sido tomada por três dias antes, eles neste tempo removeram da água tudo o que jogamos para encher as brechas das estradas e renderizaram cada grande pedra para tornar as coisas ainda mais difíceis como antes. Os bergantins vieram de ambos os lados do caminho e foram capazes de se aproximar bastante e causaram grande dano no inimigo com as armas, mosquetes e bestas. Vendo isto, os homens recuaram e tomaram posição na trincheira e ponte; Nós começamos a perseguir o inimigo, que imediatamente se fortificou com as coisas que nós jogamos na água; Nós conseguimos avançar, apesar de ter sido um esforço muito maior do que o anterior e nós os fizemos recuar ainda mais. Então eu ordenei que as tropas espanholas mantivessem posição enquanto nossos aliados fechassem com pedras e tijolos os locais onde a água fluía entre nossa rota: Apesar de mais de dez mil indianos ajudarem neste trabalho, nada se acabou antes da hora das vésperas. Durante todo este tempo os espanhóis e nossos aliados lutavam de forma esporádica contra as guerrilhas com os habitantes, que colocavam armadilhas para eles e assim muitos pereceram nesta luta. Tomando a frente da cavalaria eu os levei pelas ruas da cidade por um curto tempo, forçando os habitantes com nossas lanças pela parte onde não havia água e mantendo-os mais afastado possível até que não ousassem avançar por terra seca.


Considerando que os habitantes desta cidade eram rebeldes e que eles descobriram em si tão grande determinação para se defenderem ou perecerem, eu deduzi duas coisas: primeiro, que deveríamos capturar as riquezas que eles haviam privado de nós; E depois, que eles nos deram motivos para nos compelir a exterminá-los por completo. Nesta última consideração habitou m mim muito mais sentimento e pesou bastante em minha mente, pois eu poderia atacá-los espalhando tanto terror que eles poderiam ter reconhecimento de seus erros e das calamidades que seríamos capazes de levar até eles; Com esta visão eles talvez poderiam se sentir mais sensíveis a esta situação, e neste dia eu ateei fogo para demolir suas torres e suas casas da grande praça. Derrubei seus ídolos e suas casas. A grande praça, onde eles nos expeliram da cidade, onde os espanhóis e eu estava acampado. Eram edifícios tão grandes que um príncipe com mais de 600 pessoas poderiam viver sem nenhum problema. Existiam outros prédios adjacentes a estes, de alguma forma eram menores mas mais alegres e elegantes e um dia serviram a Montezuma como aviários, dos quais ele tinha todo tipo de pássaro do país. Apesar de me entristecer muito, entristecia ainda mais o inimigo, e eu determinei o incêndio destes palácios; Onde eles demonstraram imenso sofrimento e tristeza, bem como seus aliados das cidades no rio, pois nenhum deles estava esperando que seriamos capazes de penetrar tão fundo na cidade. Isto os tomou com um terrível desânimo.


Tendo incendiado estes prédios, agora estava de noite, eu reuni nossa força para retornar ao campo; E quando os habitantes viram que estávamos retirando, eles nos perseguiram em grandes números e vieram em várias maneiras com muita fúria. Mas as ruas estavam favoráveis ao manejo dos cavalos e a cavalaria retornou para dar uma carga neles e perfurou a muitos com suas lanças; Entretanto eles não param de atacar e avançaram pela nossa retaguarda gritando e urrando. Neste dias eles mostraram pouco sentimento e nenhum desânimo, especialmente quando viram o povo de Tezcuco, Chalco Suchimilco e Otumies entrando na cidade, queimando e destruindo tudo que pertencia a eles; Eu e os homens do quartel dos Tlaxcalanos, que, bem como os outros, despejamos no chão os corpos de seus conterrâneos em pedaços, exclamando ao mesmo tempo, que eles teriam aquilo para o jantar naquela noite e para o café da manhã, o que seria um fato no caso. Então nós retornamos ao acampamento para descansar, pois naquele dia labutamos muito. Os sete bergantins que eu mantive retido entraram na água das ruas da cidade no mesmo dia e queimaram mais uma parte considerável da cidade. Os capitães das outras divisões do exército e os seis bergantins também lutaram de forma galante naquele dia. Eu talvez os fiz ampliar suas façanhas, mas para evitar ser prolixo eu omiti os relatos, apenas adicionando que retornaram vitoriosos de seus campos sem sofrer sequer uma baixa.


Hernán Cortés, Terceira Carta, Páginas 278 -281.


Fonte: American Historical Association.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page