top of page

CARTAS DE CORTÉS - PARTE XXXIII

Os Mexicas Forçam Pedro de Alvarado a Se Retirar do Mercado


Durante os dias passados, Pedro de Alvarado tomou inúmeras pontes e no objetivo de retomá-las, ele colocou sentinelas de soldados durante o dia e cavaleiros de noite para guardá-las; O resto de sua força reparava e descansava no campo, que era uma distância de três quartos. Isso foi insuportável, então ele resolveu mover seu campo para o caminho que levava ao grande mercado de Tenochtitlan, que era uma praça muito maior que a de Salamanca e totalmente rodeada de cobertura; Com o objetivo de chegar até lá, era apenas necessário tomar cerca de duas ou três pontes, entretanto, era extremamente difícil tomá-las e mantê-las pois eles estavam lutando incessantemente por dias, apesar de estarem tendo sucesso. No dia que mencionei acima, que ele viu aparente fraqueza do inimigo e observou que a posição que eu tomava estava sendo assaltada, ele estava tão vigoroso com o calor da possível vitória em ganhar tantas pontes e trincheiras que estava determinado a avançar e tomar mais de sessenta passos do caminho que estava quebrada e cheia de água a uma profundidade de nove pés. Ele levou este propósito por todo o dia e ajudado pelos bergantins, atravessou a água e tomou a ponte, perseguindo o inimigo, que entrou em fuga. Pedro de Alvarado abriu uma brecha para que a cavalaria pudesse passar; E pelo fato de eu sempre o estar advertindo com cautela todo dia, seja por carta ou verbalmente, por nunca tomar uma ponte e levar a cavalaria antes de assegurar totalmente o perímetro, pois eles podem ser atacados. Assim que os habitantes viram que apenas cerca de quarenta espanhóis e poucos aliados haviam cruzado o outro lado, e que os cavaleiros não poderiam voltar, eles atacaram nosso povo com tanta ira que muitos se jogaram na água; Três espanhóis foram capturados no templo, que imediatamente seriam levados para serem sacrificados no templo; Vários aliados foram mortos; Por fim, Pedro Alvarado conseguiu conduzir a retirada a seu campo.


No dia em que retornei ao meu campo e ouvi o que aconteceu, nada neste mundo poderia ter me entristecido tanto; Pois estes eram meios de renovar as esperanças do inimigo, trazendo coragem e os liderando a acreditar que poderiam acreditar que não ousaríamos novamente avançar a entrar na cidade. A razão que Pedro de Alvarado desejou tomar estes passos, como disse, foi ver a força dos índios já sob nosso poder e acabar com os que demonstravam gestos de fraqueza; Mas foi por meio das importunidades que a divisão do povo, se viu na obrigação de retomar os mercados e perceberam que se estes caíssem, a cidade poderia cair por completo e assim fortaleceram suas expectativas e renovaram suas forças. Além disso, os homens de Alvarado observaram meus avanços e temiam que eu tomasse o mercado antes deles; E uma vez que estavam mais perto do mercado, consideravam um ponto de honra a serem os primeiros a chegar. Por esta razão Pedro de Alvarado estavam bem importunado e a mesma coisa ocorreu comigo no campo; Por todos os espanhóis que solicitaram a mim em tomar as três ruas que levavam ao mercado, pois não deveríamos encontrar resistência, pois estávamos ganhando a cidade e seria um problema se deixarmos para depois. Eu fiz cada pretensão que estava em meu poder para não cumprir seus desejos, mas escondi a causa verdadeira; Que eu tinha noção dos problemas e obstáculos, perigos que apresentavam a todos em minha mente; Desde que entrei no mercado eu vi em nosso caminho inúmeros terraços, pontes, brechas nos caminhos e ruas, pois em cada casa que passássemos seria como se estivéssemos atravessando ilhas no meio da água.


Assim na noite em que retornei ao campo e fui informado da derrota de Pedro de Alvarado, eu estava determinado na manhã seguinte a ir a seus quartéis e reprovar suas condutas, e ao mesmo tempo ver o que ele tomou e onde ele removeu seu campo, instruindo-o as medidas necessárias para sua segurança e aborrecimento do inimigo.. Mas, ao chegar em seu campo, eu fiquei atônito ao ver como ele havia avançado dentro da cidade, tomando complicadas pontes e eu preferi não censurá-lo da forma como havia planejado; Então eu conversei com ele, respeitando todos seus feitos e o que deveria ser completo então retornei no mesmo dia ao meu acampamento.


Hernán Cortés, Terceira Carta, Páginas 287 - 289.



Pedro de Alvarado Lidera os Homens

Fonte: American Historical Association.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page