A Idade Média, em sua ampla riqueza de gêneros literários, traz consigo uma ampla gama de possibilidades, seja para ler, apreciar, estudar e compreender. Por outro lado, quando pensamos em gêneros literários medievais, naturalmente estamos presos aos dois estilos mais famosos, como as gestas e os poemas de estilo inglês ou germânico.
Existe um amplo mundo medieval além das fronteiras da Aquitânia, Gasconha e Tolouse no sul da França, bem como nas fronteiras da Nortúmbria. A Idade Média e a Europa Medieval vai além da cultura franco-normanda que estamos acostumados.
Seguindo a ideia dos conceitos e estudos que temos do medievo, o mundo germânico é vasto e amplo. E esta amplitude, garante uma riqueza tão grande que neste contexto histórico, a partir do século XII, surge o Minnesang.

Origens
Tradição Danúbia: Datar a origem de um movimento cultural é uma tarefa complexa e geralmente envolve uma série de debates. Podemos perceber o aparecimento dos Minnesangs a pouco antes do meio do século XII, ou seja, a partir da década de 1140, com Burgraf von Regensburgo e Burgraf von Rietenburg, Dietmar von Aist e Der von Kürenberg. Há portanto, uma ampla e profunda tradição germânica ligada ao Minnesang e seus poetas, o Minnesänger.
Temos diversos momentos, de acordo com o passar do tempo, em que podemos identificar as influências e a presença de estilos do Minnesang. Este primeiro estilo, é chamado de Tradição Danúbia ou Letras Danúbias, exatamente por estarem na região do Rio Danúbio, ocupando regiões como Baviera, Suábia, Áustria e em alguns momentos até Hungria.
Lírico Cortês: Ainda no século XII, temos uma importante mudança dentro da história da cultura germânica e dos Minnesang. Durante a década de 1170, a presença da poesia provençal e do amor cortês do Vale do Loire, predominantemente franceses por natureza e excelência, passam a influenciar a música a poesia lírica germânica dentro do Sacro Império Romano Germânico.
Neste momento, temos uma adoção da música em estilo de canto, “AB AB”, ou “AAB”, criando um ritmo e uma estrutura que lembra muito a influência francesa. Entretanto, apesar desta influência, devemos lembrar que o Minnesang ainda mantém sua identidade cultural.
Neste estilo, temos nomes como Frederico von Hausen, Spervogel, Henrique von Veldeke e o Sacro Imperador Romano Germânico Henrique VI, da Casa de Hohenstaufen.
Minnesang Clássico: No final do século XII, novidades aparecem: As influências francesas começam a se dissipar e o Minnesang volta a ter um corpo e alma mais germânico. Podemos dizer, que a partir de então, o período clássico do Minnesang caracteriza a Era de Ouro dos poetas germânicos medievais.
O desenvolvimento de novos temas e novas formas marcam o período clássico. Temos contribuidores como Albrecht von Johansdorf, Bernger von Horheim, Gottfried von Strassburgo, Hartmann von Aue, Heinrich von Morungen e Reinmar der Alte, atingindo seu auge com Walther von der Vogelweide, responsável por compor cantigas de amor em Alto Germânico e Wolfram von Eschenbach, escritor em poesia lírica e um dos maiores poetas da Idade Média.
Neste período clássico, podemos seguramente apontar o Minnesang como uma das bases da cultura germânica de seu tempo, que não apenas marcava as características culturais e sociais do mundo germânico medieval, mas também podemos perceber as características presentes no imaginário secular e religioso, tanto em latu como stricto sensu.

Minnesang Tardio: Marcado por uma presença a partir da terceira década do século XIII, a partir de 1230, terá alterações importantes. A presença clara de uma moral ligada aos valores germânicos e o ethos da sociedade medieval, passam a diluir levemente. Isso se contribui para a presença das transformações da sociedade do século XIII, como o renascimento urbano e comercial, consequência da aparição de uma nova classe social – A burguesia, apesar de não estar associada ao Minnesang, passa a alterar as bases e os moldes daquela sociedade em que os poetas, nobres, camponeses e clérigos, estavam inseridos.
Por outro lado, temos um refinamento na elaboração do Minnesang, criando uma conotação ainda mais formal que o estilo clássico. Neste movimento, temos também um aumento no número dos poetas.
Notáveis Minnesingers como Heinrich von Meissen, Konrad von Wurzburg, Ulrich von Lichenstein.
Século XV: O Minnesang sobreviveu ao longo dos dois séculos seguintes e chega ao fim da Baixa Idade Média de forma bem diferente como se iniciou. Mas, não devemos nos enganar. A sociedade e o mundo também haviam passado por profundas mudanças desde as primeiras poesias germânicas do século XII.
Surge um novo estilo, ligado ao século XV e ao “Renascimento Germânico”, o estilo e a tradição Meistersänger. Mas devemos fazer as devidas separações e uma breve análise sobre cada estilo. O Minnesang está ligado a aristocracia medieval, enquanto o Meistersänger é uma tradição das classes mais baixas, uma tradição dos comuns.
O Minnesang torna-se um estilo literário extremamente importante no período medieval. Alguns, com as devidas proporções, colocam os Minnesingers ao lado dos trouvères franceses e trovadores occitanos. É exatamente nesta “colcha de retralhos” que a Idade Média se torna, que as culturas vão se transformando e criando novos estilos, refinando-se de acordo com o auge da nobiliarquia medieval.
Desta forma, podemos perceber as contribuições históricas, culturais e sociais que o Minnesang traz para o mundo germânico medieval. Mesmo direcionado para a nobiliarquia, de natureza aristocrática, nem todos os Minnesingers eram nobres. O mestre Konrad von Würzburg era um homem comum, educado nas artes liberais, tornando-se apto para desenvolver a cultura erudita. Por outro, há a presença de nobres vassalos e suseranos, cavaleiros. Com o passar do tempo, estes poetas, passam a compor um próprio espaço dentro do tecido social e político das cortes germânicas, como em dois casos específicos: A corte de Frederico Barbarossa, o Sacro Imperador von Hohenstaufen, tinha Friedrich von Hausen, como parte de sua corte, seguindo o Sacro Imperador na cruzada, onde caiu em combate lutando contra os turcos seljúcidas; recebendo ótimas recompensas pelos serviços prestados, como no caso de Walther von der Vogelweide, que recebe um feudo do próprio Sacro Imperador, Frederico II.

Fonte
Minnesang : Mittelhochdeutsche Liebeslieder ; eine Auswahl ; Mittelhochdeutsch/Neuhochdeutsch
Minnesang - Enciclopédia Britânica
Incrível texto! Muito bem contextualizado. Pura alta cultura. O Sacro Império Romano Germânico era glorioso e imponente.
Perfeito!!! ❤️
Fantástico texto sobre a Minnesang, caríssimo mestre. Muito didádico e profundo. Uma tradição poética e musical refinada de origem germânica que durou por muito tempo em todo território do Sacro Império. Que rendeu muitas belas canções e épicos de cavalaria formidáveis. E que está inteiramente ligada a aristocracia medieval guerreira, a nobiliarquia. Mesmo assim, nem todos eles eram nobres, como o senhor bem disse, mas contavam com o patrocínio generoso dos nobres, inclusive nobres que eram Minnesänger também, a exemplo do próprio Sacro Imperador Henrique VI. 😄 Podemos ver o legado da Minnesang no Meistersänger, uma tradição das classes mais baixas que se inspirou na arte nobre da Minnesang, na literatura épica do século XV, em alguns romances do século XVII…